As Horas – os livros que vivemos

Um livro, um dia na pele Clarissa Dalloway e uma jornada por toda sua vida. Assim é Mrs. Dalloway, tema do filme As Horas, de Stephen Daldry. Na tela, três mulheres unidas por um fio condutor – a história. Virginia Woolf, brilhantemente interpretada por Nicole Kidman, é a atormentada autora da trama, às voltas com suas duas vidas: a real, e a de seus personagens. Paralelamente, mas anos à frente, Julianne Moore é Laura Brown, que se divide entre seu próprio exemplar de Mrs. Dalloway e a tentativa de transformar sua vida no cenário perfeito do sonho americano. E Clarissa Vaughn, por fim, vivida por Meryl Streep, é a própria Mrs. Dalloway, editora que organiza uma festa para um antigo amante em seu leito de morte.

Baseado no livro homônimo de Michael Cunningham, As Horas conta a história da mulher que gostaria de ser personagem de romance; da autora do dito romance; e de uma terceira, a que vive a história dia após dia. O enredo fica ainda mais interessante quando sabemos da influência que os livros exercem sobre nós. Virginia Woolf, em 1925, escolheu palavra por palavra para que você, 87 anos depois, pudesse se sentir como Clarissa. Nos identificamos com o que lemos, nos inspiramos a dar novos passos, vivemos, enquanto lemos, uma nova existência. Quem nunca quis subir na mesa e declamar “oh, capitain, my capitain” abraçado a seus exemplares de Withman e Byron? Ou sentiu na própria pele a angústia de despertar transmutado em uma versão mostruosa de si mesmo?

Para quem quer saber como, ao longo dos anos, as pessoas podem se identificar com uma mesma história, As Horas é perfeito. Sem contar com o drama de cada um, que dá o tom exato – da melancolia aos picos de felicidade – e é a graça de cada nova página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s