O Clube de Leitura de Jane Austen

Emma Woodhouse, bela, inteligente e rica, com um lar confortável e boa saúde, parecia unir em si algumas das melhores bênçãos da existência; e viveu até seus vinte e um anos nesse mundo sem muito o que a preocupasse. Assim começa Emma, quarto romance de Jane Austen; e quem poderia imaginar que a moderna Srta. Woodhouse, que gostava tanto de arranjar casamentos entre os amigos – embora fosse decidida a nunca se apaixonar – se casaria justamente com um dos alvos de suas flechadas?

O universo de Jane Austen é cheio de paixões arrebatadores que teimam em testar nosso controle sobre as decisões que tomamos. Esse universo é discutido entre os açucarados diálogos de O Clube de Leitura de Jane Austen, filme de 2007, do diretor Robin Swicord, baseado no romance de Karen Joy Fowler. Cinco mulheres, ante seus dramas pessoais, decidem começar um clube de leitura para discutir cada título da escritora e buscar um antídoto para suas dores.

 

Uma cinquentona divorciada seis vezes, uma solitária assumida que cria cães, uma adolescente homossexual tempestuosa, uma mulher recém-abandonada pelo marido e uma jovem professora de francês desencantada com seu casamento. O sexto – e inusitado – membro era Grigg, fã de ficção científica, convidado para dar novos ares a recém-divorciada.

O panorama austiniano estava formado e, entre uma discussão e outra, a depressão e a angústia dão lugar a diálogos leves, reviravoltas românticas e muita reflexão sobre os caminhos do coração. Através do grupo, antigos laços de amizade foram ainda mais apertados; e meros conhecidos se tornaram companheiros para toda a vida. Uma trama suave, gostosa de assistir e que nos dá ainda mais vontade de participar de um clube de leitura.

Sem contar com a Emily Blunt, minha gente. Aquela ali sozinha justifica tudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s